Na Lar Doce Livro queremos ser um espaço como o da sua casa – o de estar, confortáveis, com um bom copo de vinho ou uma chávena de café quente, à mesa com amigos, à poltrona com um livro, à janela com a imaginação.
Na Lar Doce Livro queremos proporcionar uma experiência única que celebre a riquíssima tradição literária portuguesa e açoriana e promova o nosso amor pelos livros, pela leitura, pela música, pelo cinema e pela curiosidade. Acreditamos no poder da democratização da leitura, nos espaços de cultura para todos, todos, todos e, sobretudo, no poder redentor das histórias.
Comprometemos-nos a selecionar cuidadosamente o nosso inventário de livros infantis e a ser o mais ecléticos que podermos na secção de literatura portuguesa e literatura traduzida. Além disso, gabamo-nos de ser um lugar onde o leitor pode encontrar todo o tipo de livros açorianos – de todas ou quase todas as editoras açorianas (ou entidades públicas com a mesma atividade), bem como um espaço onde o leitor estrangeiro pode comprar, além de livros turísticos, obras de ficção e não ficção em inglês, francês, e por vezes italiano e espanhol que o possam acompanhar durante a sua estada nos Açores. Além disto, faremos de tudo para manter a nossa agenda cultural mensam repleta de eventos e actividades que enriquecem a vida cultural da nossa comunidade – dos concertos aos lançamentos de livros, das sessões de poesia aos campeonatos de xadrez. O nosso espaço é um refúgio para os que procuram mergulhar, mesmo que por uns momentos, num mundo de imaginação, criatividade, lazer e bem-estar.
A nossa equipa é formada por indivíduos apaixonados por literatura e pelo serviço de bar – embora, vá, uns gostem mais de fazer cocktails e outros prefiram organizar as estantes. Somos a equipa certa para quem procura uma recomendação de leitura, um café de boa qualidade, ou um bom copo de vinho acompanhado por uma tábua mista cuidadosamente montada por nós, na pequeníssima copa ond nos amontoamos. Tudo faremos para proporcionar uma experiência acolhedora aos nossos clientes, mesmo nos momentos de maior – e frequente – atrapalhação.
A Lar Doce Livro não é apenas uma livraria com cafetaria. É um espaço que quer ser a casa da comunidade que nela se reúne, mas também o lugar onde podem nascer novas amizades, memórias e quem sabe namoros. É uma honra e uma felicidade poder fazer parte da vida das pessoas e proporcionar um lugar onde todos são bem recebidos.
Somos a Marta, o Joel e o Artur, em primeiro lugar. Os primeiros a acreditar que se podia fazer vingar um lugar de livros e cultura de iniciativa familiar, numa ilha de 55 mil habitantes, no meio do oceano Atlântico.
Somos a Sónia, o Gonçalo e o Paulo, que estão connosco desde o primeiro dia, quando a livraria ainda nascia na nossa garagem.
Somos a Luísa e a Bia, que com espíritos opostos, vieram ajudar-nos a crescer e que ainda hoje apagam todos os fogos.
Somos o Fábio, a Magda e a Sophie, que vieram reforçar a noite, o dia e o back office de um espaço que precisou de esticar o tamanho da perna para dar um passo maior.
E ainda somos a Andreia, o André, a Carina, a Clarisse, a Daniela, o Diogo, o Henrique, a Inês e a Raquel – estagiários, temporários e efémeros, todos os que por aqui passaram ou ainda nos estendem a mão na hora do aperto.